Por: Raquel Scopelli
O final do ano está chegando. Muitas pessoas adoram, mas, para outras, já se torna um gatilho de muito estresse.
A verdade é que a maioria dos nossos cães não estão preparados para uma situação que vem junto com o final do ano: os fogos de artifício!
1- Se possível, estudar com o seu veterinário de confiança a necessidade real ou não do uso de medicamentos que auxiliem o cão a lidar melhor com o estresse. O interesse nunca será deixar o cão dopado para a situação (alguns medicamentos até pioram o medo), mas sim diminuir os picos de ansiedade e fazer com que ele fique mais relaxado.
2- Treinamento preventivo (este será o mais útil)
- Exposições gradativas ao barulho, mas com uma intensidade que não ultrapasse o limiar de estresse do cão e não acabe causando uma reação nele. A dica é o uso de barulhos específicos no Youtube como “Som de fogos de artifício” ou um aplicativo para o celular chamado Sound Proof Puppy Training. Você vai ter acesso a sons que se assemelham do real, reproduza sempre em um volume muito baixo, fazendo com que o cão perceba, mas não se incomode e assim promova a habituação (se acostumar com algo).
- Transforme esses sons em uma coisa boa e positiva. Imagine se, toda vez que você ouvisse os fogos de artifício, caísse batatas fritas! Exatamente!
Não deixe para treinar o seu cão faltando pouco tempo para os fogos, para que o animal tenha uma habituação correta e satisfatória leva tempo e consistência, portanto, comece antes!
Prevenção é sempre a chave!
Siga No Divã da Lully nas Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Já conhece nossos produtos? Toda compra realizada em nosso site tem parte revertida para causa animal!