Por Nancy Ferreira
Assim como nós, os pets também gostam de novidades, podemos afirmar que isso atua como um excelente estimulante para suas vidas. Novos cheiros, novos lugares para serem explorados, pessoas e bichinhos diferentes na sua rotina diária. Porém, não podemos pensar em carregar nosso cãozinho apenas como um “acessório de viagem” ou “por não ter outro jeito”. Suas necessidades devem, invariavelmente, ser levadas em conta.
O pet será um grande companheiro, caso você respeite seus horários de refeições, lhe dê descanso também, enfim, o considere como um membro da família que o acompanhará. O seu ritmo de viagem será diferente, imprevistos ao longo da rota planejada podem ocorrer, mas posso lhe garantir: nada melhor que reunir a família completa!
Atualmente encontramos cada vez mais opções de hotéis e pousadas petfriendly, incluindo aqueles totalmente voltados para os pets, parecendo que nós humanos somos secundários. Felizmente, em nosso país a mentalidade está se alterando e, importante durante viagens, observamos que muitos restaurantes e bares já não nos desprezam ao chegarmos com nossos pets.
Antes da Viagem:
– Caso seu pet costume ter enjoos com frequência ao viajar ou se agite demais durante o percurso, converse com o médico veterinário sobre a possibilidade de ser administrada alguma medicação específica, para que seu bichinho viaje confortavelmente.
É muito importante que a dosagem e a prescrição do medicamento sejam feitas por este profissional e não por você mesmo ou através de dicas de amigos. Cada pet é único em suas características e histórico.
– Não é aconselhável alimentar o seu bichinho antes do horário da viagem, isso poderá fazer com que ele sinta enjoos e indisposição ao longo do trajeto.
– Para proteger a saúde de seu pet, é recomendável que a vermifugação e a medicação antipulgas e carrapatos esteja em dia.
Preparando a mala do seu pet:
- Itens de primeira necessidade:
– Placa de identificação com DDD incluído no número de telefone do tutor;
– Coleira e guia;
– Cinto de segurança ou cadeirinha;
– Cama;
– Caixa de transporte (essencial para os gatos, sempre, e para os cães e gatos, caso a viagem seja de avião);
– Tigela para água;
– Ração ou alimentação natural;
Para esta última, uma boa dica é levar as porções congeladas e separadas por dia, colocando-as em uma bolsa térmica.
Nunca leve a conta exata pois algum imprevisto pode forçar vocês a alongarem a temporada fora de casa.
– Brinquedos favoritos;
– Tapete higiênico ou jornal;
– Sacos para dejetos (“cata-caca”).
- Itens de higiene e beleza:
– Shampoo;
– Condicionador;
– Colônia;
– Escova;
– Rasqueadeira;
– Pó para banho a seco, caso você utilize;
– Soro e gaze para limpar os olhos;
– Escova de dente;
– Creme dental específico para pets;
– Filtro solar.
- Itens de saúde:
– Telefone do médico veterinário;
– Carteira de vacinação atualizada;
– Atestado de saúde;
– Medicação em uso;
– Medicação de emergência (especialmente para dor, vômito, enjoo e diarreia);
– Kit de primeiros socorros (algodão, esparadrapo, gaze e termômetro);
– Telefone e endereço de uma clínica veterinária próxima ao local para onde vocês viajarão.
- Itens complementares:
– Roupinhas;
– Bandanas;
– Laços ou gravatas;
– Capa para o carro;
– Canil portátil (“cercadinho”). É bastante útil caso vocês queiram sair sem o pet. No “cercadinho” ele ficará mais protegido e também terá suas bagunças limitadas. Mas não se esqueça: levar seu pet em uma viagem não significa deixá-lo no quarto de hotel ou em uma casa sozinho, enquanto a família passeia;
– Petiscos.
Feito o planejamento, malas prontas, agora é curtir muito a viagem! Garanto que você não se arrependerá de viver novas experiências com seu companheiro de todos os dias. Afinal, ele também ama estas mudanças de ares, desde que você não se esqueça de que ele demanda cuidados e responsabilidade, sempre.
Siga No Divã da Lully nas Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Já conhece nossos produtos? Toda compra realizada em nosso site tem parte revertida para causa animal!