Por: Leonardo Menezes
@leomenezes_handydog

Respeite a natureza do seu cachorro. Quando ele nasce, a mãe não fica sempre disponível para amamentá-lo, assim como também não coloca a sua “mama” na boca dele. O filhote precisa buscar o alimento, usando o seu único recurso disponível: o faro. Quando ele chega à nossa casa, o primeiro presente que ganha é um pote cheio de ração, disponível a qualquer hora do dia e mais as guloseimas, destruindo todo aprendizado que obteve na disputa pela sobrevivência desde o seu primeiro minuto de vida, causando-lhe conflitos mentais, ócio e ansiedade.
Portanto:

1. Jamais deixe a ração disponível para o seu AUmigo 24h por dia. Coloque pela manhã e se ele não tiver interesse, após 5min, recolha e só ofereça à noite. Essa prática fará com que ele dê valor ao alimento, lembrando de quando ele disputava com os irmãos de ninhada a melhor teta para tomar o seu leite e se não fosse naquela hora, não saberia quando sua mãe estaria ali de volta para ofertar o alimento. Lembre – se de que na natureza nenhum animal possui comida disponível a qualquer hora do dia.

2. Com o melhor interesse pela ração, você pode exigir exercícios em troca do alimento, fazendo seu cão trabalhar (“caçar”) por esse alimento. Dessa forma, ele gasta energia física, mental, e você ainda consegue praticar atividades de controle e obediência.

3. Essa prática também ajuda na educação sanitária do seu amigo. Com rotina e horário na alimentação, conseguimos identificar o horário do “xixi e cocô”, ficando mais fácil de levá-lo até o local desejado e recompensar assim que ele acertar.

4. Também é um termômetro para identificar se o seu parceiro está se alimentando bem ou anda deixando a ração de lado, o que pode significar o começo de um tipo de doença que, se identificada no início, cresce a chance de ser tratada. Caso seu animal fique mais de 1 dia sem comer, procure um médico veterinário.